O projeto visa melhorar a qualidade de vida das crianças em áreas urbanas, especialmente em relação às rotas escolares, ao contato com a natureza e à influência da poluição do ar na saúde. Crianças são especialmente vulneráveis à poluição, exigindo soluções urbanas imediatas e uma melhor compreensão de como esse fator afeta o ambiente e pode, assim, ser minimizado.
Para abordar essas questões em Fortaleza, foi proposto um projeto piloto intersetorial no bairro Aracapé, abordando não apenas o aspecto urbano, mas também a sensibilização e o envolvimento da comunidade. O projeto inclui intervenções como ampliação de calçadas, pinturas artísticas, monitoramento da qualidade do ar, instalação de bicicletários e sinalização para pedestres. Além disso, um pátio naturalizado foi criado na escola CEI João Hildo I para promover o brincar livre e a conexão com a natureza.
Intervenções lúdicas foram realizadas para monitorar a poluição e conscientizar sobre questões ambientais, incluindo a instalação do personagem Arzinho para destacar a importância do ar limpo e testar barreiras de poluentes.