logo-horizontal
Imagem da área de brincar do terreno A, com uma árvore central rodeada por bancos circulares. À direita, uma casinha de madeira com fundo vermelho se destaca, e ao fundo, uma construção com cobertura de duas águas é visível, em um ambiente gramado e convidativo para as crianças. Imagem da área de lazer da área C, com caminhos azuis cortando o gramado. Ao fundo, a área de brincar com túneis está visível, além da cobertura do campo de bocha. Pessoas estão sentadas em bancos de concreto enquanto crianças brincam livremente pelo espaço. Imagem da área de chegada do terreno A, com um círculo rosa pavimentado e uma construção de cobertura ao fundo. Em primeiro plano, uma pessoa está sentada em um banco de concreto, aproveitando o espaço tranquilo e bem projetado. Imagem isométrica do esquema construtivo das coberturas, com uma sequência de três coberturas de duas águas e uma base elevada. O desenho destaca a estrutura do telhado e a elevação das construções, evidenciando a distribuição dos elementos. Imagem 3D do terreno D da área B, com uma mulher em primeiro plano segurando uma bola e olhando em direção à quadra ao fundo. À esquerda, a área de ginástica está visível, equipada com aparelhos para alongamento, criando um ambiente ativo e funcional. Imagem 3D da área de brincar em um espaço gramado, com caminhos pavimentados em azul que soltam esguichos de água. Mobiliários e brinquedos de madeira circundam o local, enquanto crianças brincam na água e um adulto observa, aproveitando o ambiente lúdico e refrescante. Imagem 3D da praça de chegada da área A, onde um grupo de capoeiristas está jogando em roda sobre a área pavimentada em rosa. Ao fundo, é possível ver uma cobertura de madeira e árvores, criando um ambiente vibrante e acolhedor. Perspectiva isométrica do projeto para o terreno A, com a área verde à esquerda, equipada com diversos equipamentos, e à direita, a construção de uma nova cobertura. A composição do espaço revela a integração entre a vegetação e as novas estruturas arquitetônicas. Seção viária da via, onde 20% do espaço é ocupado por passagem e estacionamento de carros, enquanto as demais áreas são dedicadas ao trânsito de pessoas. A divisão prioriza o uso coletivo e o acesso seguro para pedestres. Prancha número 1 de apresentação do projeto, onde esquemas e imagens sobrepostas ao fundo revelam a base urbana da área de intervenção. A composição visual detalha a integração do projeto com o contexto urbano e os elementos que definem a intervenção. Prancha número 1 de apresentação do projeto, onde esquemas e imagens sobrepostas ao fundo revelam a base urbana da área de intervenção. A composição visual detalha a integração do projeto com o contexto urbano e os elementos que definem a intervenção.

Projeto Urbano Integrado RS – Premiação do Concurso Nacional de Arquitetura e Urbanismo

O Estúdio+1 conquistou o 2º lugar no Concurso Nacional de Arquitetura e Urbanismo do PUI (Projeto Urbano Integrado).

A premiação buscou propostas inovadoras para a urbanização do território de Umbu, em Alvorada, buscando enfrentar desafios urbanos por meio de uma abordagem colaborativa e resiliente, que combina Urbanismo Social e sustentabilidade. O objetivo é transformar a região em um ambiente mais inclusivo, seguro e adaptável, promovendo conexões comunitárias e desenvolvimento sustentável a longo prazo.

A proposta considera as dimensões naturais (água, solo, flora, fauna) e antrópicas (espaço construído, práticas sociais, culturais e econômicas), visando equilibrar a urbanização com a preservação ambiental. As intervenções incluem a criação de espaços públicos como praças e áreas de convivência, além da requalificação de locais subutilizados. Elementos construídos, com design inspirado em casas tradicionais, serão incorporados para oferecer referência e acolhimento à comunidade, podendo ser convertidos em abrigos temporários em tempos de crises.

A infraestrutura será organizada por caminhos prioritariamente voltados para pedestres, integrando caminhos verdes e azuis, com soluções sustentáveis para gestão da água. As áreas de intervenção terão pavimentação permeável e sistemas de drenagem para otimizar a absorção de águas pluviais e promover a resiliência ambiental.

A proposta também foi construída a partir de participação comunitária e considera as dimensões física, social e interinstitucional, garantindo que as três dimensões essenciais dos Projetos Urbanísticos Integrados atendam às necessidades locais.

+INFORMAÇÕES
Nome : Concurso nacional de arquitetura e urbanismo do PUI
Equipe +1 : Ana Maciel + Luis Milan + Tiago Brito + Rafael Letizio + Vivian Madi + Tatiane Morais
Realização : Governo do Rio Grande do Sul, SEDUR, Programa RS Seguro e IAB RS
Local : Alvorada (RS)
Data : 2024

Font Resize