logo-horizontal
Foto do evento de inauguração da Praça Dom Miguel Valverde. À esquerda, uma aglomeração de pessoas com roupas chamativas, predominantemente amarelas e vermelhas, realizando uma apresentação com bandeiras rosas nas mãos, algumas delas em pernas de pau. O ambiente transmite uma atmosfera festiva e descontraída. Ao fundo, destaca-se uma grande árvore com casinhas de madeira sob sua copa, criando um espaço convidativo para brincadeiras. O céu apresenta um azul vibrante com algumas nuvens brancas, sugerindo um dia muito agradável. A foto é preenchida com árvores altas ao fundo, com copas grandes trazendo sombreado a uma área gramada. A frente de uma passarela de madeira, dois escorregadores pretos estão apoiados em um morrote gramado. Uma placa com fundo azul e destalhe em rosa pink, destaca-se a frente da foto e traz o texto Praça da Infância. O dia está ensolarado e o azul do céu traz um aspecto alegre ao cenário. Muitas pessoas encontram-se em pé ao fundo da foto, aproveitando a inauguração da praça. O verde do gramado e das folhas das árvores altas com copas grandes, tem um tom vívido, combinando com o dia ensolarado de céu azul. A foto mostra três meninos negros, com aproximadamente 7 anos, brincando em um pula-pula de piso. Eles parecem flutuar, desafiando a gravidade. O ambiente é claro e ensolarado, com sombra oferecida por grandes árvores que compõem o cenário. Ao fundo, vemos um trecho do bairro, com casas. A foto destaca um mobiliário de madeira brincante em meio a duas árvores. Ele conta com uma plataforma que chega a duas casas cilíndricas com uma passarela entre si, garantindo o acesso de uma para a outra. O céu está azul claro e o dia ensolarado. A imagem destaca uma criança branca, de aproximadamente 5 anos, andando de bicicleta em um trecho de piso intertravado cinza com uma pintura em meio círculo vermelho. Sua bicicleta é colorida em tons primários vibrantes. Ao fundo, elementos de comunicação que imitam um cata-vento, separam a área gramada da área pavimentada. A foto destaca o brinquedo de madeira trepa-tronco, que consiste em vários cilindros de madeira entrelaçados uns aos outros formando um brinquedo de subir.  O brinquedo está sob a sombra causadas pelas árvores e sobre um piso em tons alaranjados e vermelhos. Ao fundo, algumas pessoas em pé aproveitam a inauguração da praça. A imagem mostra dois desenhos técnicos, um ao lado do outro. Ao lado direito, uma planta baixa mostra a área da praça antes do projeto, representada em tons cinzas e verdes. Ao lado esquerdo, temos a planta baixa representando o projeto da praça. O fundo do desenho, representando as construções do entorno, estão em tons de cinza e o projeto destacado em tons claros de verde, amarelo, vermelho, azul. e rosa. A imagem mostra o desenho técnico do projeto em vista isométrica. As representações das construções do entorno estão em cinza e o projeto representado em tons claros de verde, amarelo, vermelho, azul e rosa.

Praça Dom Miguel Valverde – Recife

Localizada no bairro da Encruzilhada, a praça é vizinha do Mercado Público da Encruzilhada, importante equipamento que impacta na dinâmica social e econômica do bairro.

Seu entorno conta com diversas instituiçãos educacionais, públicas e privadas, da educação infantil ao ensino médio técnico, além de fácil acesso por meio de transporte público. Todas as vias que circundam a Praça Dom Miguel Valverde são de trânsito em mão única, conformando um circuito em sentido anti-horário ao seu redor.

As escutas e as observações auxiliam a compreender as dinâmicas e desejos do local e foram realizadas tanto com os adultos quanto com as crianças. A aproximação com as crianças aconteceu na forma de dinâmicas com maquetes da praça, nas quais propunham o mapeamento dos elementos do local que gostam ou não e, então, adicionassem novos elementos desejados na maquete e em desenhos livres.

Em primeiro lugar, o canteiro entre a praça e o mercado abriga um baobá tombado, árvore que pode ser mais valorizada. A posição das massas arbóreas e clareiras ajudam a setorizar áreas da praça. O relevo natural da praça motiva desníveis, rampas, subidas e descidas. Ao mesmo tempo, o desnível faz com que as muretas dos canteiros tenham papel duplo, sendo usadas também como longos bancos contínuos que envolvem a área verde.

+INFORMAÇÕES
Nome : Praça Dom Miguel Valverde
Equipe +1 : Ana Maciel + Tiago Brito + Luis Milan + Rafael Letizio + Priscilla de Alencar + Vivian Siqueira + Deborah Sandes + Gabriela Tamari + Leandro Lopes + Pedro Augustin Lang + Ruth Cuiá + Vanessa Dozono
Cliente : Prefeitura de Recife | Aries – Agência Recife para Inovação e Estratégia
Apoio:  Fundação Bernard Van Leer
Local : Recife – PE
Data : 2021

Font Resize