logo-horizontal
A imagem renderizada mostra a Praça do Ponto certo vista de cima, com pessoas passeando e crianças brincando ao ar livre. A arquitetura contém cores vibrantes e alaranjadas e um mural com uma pintura artística de uma criança amamentando. A imagem mostra um grupo de crianças e adultos se divertindo na Praça, com pinturas coloridas no chão e um mural na parede ao fundo contendo uma pintura artística de uma criança amamentando. A imagem renderizada mostra área de recreação com escorregador e elementos brincantes coloridos, com crianças brincando e se divertindo ao ar livre em um dia ensolarado. A imagem mostra um grupo de pessoas sentadas em bancos, conversando e desfrutando de um momento de descontração ao ar livre num fim de tarde, na Praça do Ponto Certo.  A imagem mostra um grupo de pessoas reunidas na Praça em um momento de interação social. Estão sentadas em bancos e prestando atenção em três homens que parecem palestrar a sua frente. A imagem mostra um homem segurando uma trena sentado em um banco ao ar livre, com um quadro ilustrativo ao seu lado. Ele parece explicar algo para crianças que estão atenciosas ao seu redor. Uma garotinha desenhando com canetinha em um pedaço de papel, expressando sua criatividade e imaginação. A imagem mostra uma menina sentada em banco com uma canetinha na mão olhando uma folha grande de papel apoiada no banco contendo uma imagem ilustrativa colorida. A imagem mostra um homem e uma garota fazendo pinturas coloridas em uma parede ao ar livre, enquanto outra criança atrás deles presta atenção e uma mulher tira foto da parede. A imagem renderizada mostra um homem empurrando um carrinho de bebê e ao fundo um mural artístico contendo uma criança amamentando. Crianças brincam na praça colorida e com vegetação.

Praça do Ponto Certo – Niterói

O projeto para a Praça do Ponto Certo, em Salinas, foi resultado do trabalho desenvolvido pelo Estúdio +1 no contexto do treinamento Proximity of Care (PoC), fornecido pela Arup e pela Fundação Van Leer. O processo começou com um olhar sobre crianças em espaços públicos e como suas relações diárias com a cidade e seus habitantes são essenciais para o seu desenvolvimento. Com as pesquisas de campo, percebeu-se que há uma falta de espaços adequados para a primeira infância na cidade. Nessa fase da vida, a relação com os cuidadores é extremamente próxima e suas rotinas se fundem, tornando o cuidado com os cuidadores também uma forma de cuidar dos bebês. Nesse momento, a amamentação no espaço público, que ainda é um tabu e frequentemente considerado um ato oprimido e julgado no Brasil, surgiu como um tema emergente, como uma demanda primordial e essencial, que abriu caminhos para explorar a parentalidade e seus efeitos na comunidade e no território. Assim, a ideia central foi abordar o desafio de discutir e propor maneiras de trazer o tema como base para discutir as relações da primeira infância com as escalas de lar, vizinhança e cidade.
O Carnaval dos bebês foi uma das ações de ativação do espaço, que é amplamente utilizado pelos moradores. Sua localização e escala no bairro também permitiram um maior envolvimento da comunidade e, assim, uma facilidade na avaliação dos processos e da opinião da população.

Informações sobre a implementação e ferramentas do Proximity of Care podem ser encontradas em:
https://www.proximityofcare.com/

+INFORMAÇÕES
Nome : Praça do Ponto Certo
Concepção: Estúdio E+1
Equipe +1 : Ana Maciel + Luis Milan + Tiago Brito + Rafael Letizio + Tatiane Morais + Vivian Siqueira
Cliente : Arup
Apoio:  Fundação Van Leer
Local : Niterói – RJ
Data : 2023

Font Resize