logo-horizontal
Perspectiva 3D da praça proposta para o acesso da estação Santo Amaro. O piso é cinza, tem formas angulares e esta intercalado por vários canteiros verdes com árvores e vegetação. Há uma sequências de bancas para o comércio de rua. O dia está muito ensolarado e várias pessoas circulam pelo local, com destaque para crianças correndo. Perspectiva 3D que mostra a vista aérea da praça proposta para o acesso da estação Santo Amaro. Observamos algumas torres bem altas no entorno, representadas por volumes brancos, a praça é longitudinal e tem traçado angular com várias quebras. Há um viaduto que corta a praça no sentido longitudinal, banquinhas de rua e canteiros grandes com árvores, concentrados nas extremidades da praça. A estação está a direita da imagem. Corte esquemático que mostra a relação da praça com as vias. O desenho possui suas formas básicas na cor preta com inserção de fotos de veículos e pessoas coloridos. Da esquerda para direita vemos um canteiro florido, banca de comércio de rua, um ponto de ônibus, o metrô elevado na parte superior, uma via larga com ônibus e carros, outro ponto de ônibus, uma árvore e um muro. Colagem de diversas imagens que ilustram a intenção do projeto. Nela vemos plantações, frutas enormes, fora de escala, uma bananeira, uma abelha enorme e uma cena de comércio de rua.

Estações Santo Amaro 

A área de estudo é um Importante eixo de mobilidade urbana para a região, pois a Avenida Padre José Maria abriga: estação de trem, de metrô e diversos pontos de ônibus – além do Terminal Santo Amaro. Porém, essa potencialidade não se traduz num espaço de qualidade aos usuários, muito menos atrativo a novos usuários e moradores da região.
Uma cidade se torna mais eficiente e equalitária se as políticas de decisões favorecem a integração dos meios de circulação mais eficientes – caminhar, pedalar e o transporte público – com atividades culturais e sociais capazes de construir uma dinâmica de uso efetiva da cidade.
Em vista disto, foi proposto criar espaços públicos de qualidade e que estimulem um senso de comunidade, dinamizar a conexão entre as estações e ocupar os espaços vazios. Portanto, a proposta foi organizada por meio de três vias importantes: meio ambiente, sociedade e economia.
O espaço público ideal é algo que contruímos em comunidade, pois para mudar a cidade é necessário exercer um poder coletivo.

+INFORMAÇÕES
Título : Estações Santo Amaro + 2º Prêmio
Equipe +1 : Ana Maciel + Tiago Brito + Luis Milan
Cliente : EMBARQ | WRI Brasil | USPCidades
Local : São Paulo – SP
Data : 2014