logo-horizontal

Biblioteca de Microacessibilidade Banco Mundial

A Biblioteca de Microacessibilidade visa promover e motivar ações voltadas à inclusão de todas as pessoas no espaço público, promovendo uma maior segurança, autonomia, liberdade, orgulho e representatividade através da Microacessibilidade.

O conceito de Microacessibilidade é composto pela “mobilidade”, entendida no contexto das ações da vida cotidiana que abrangem os deslocamentos permanências diários da população, e pela “acessibilidade”, entendida como uma característica que os espaços, produtos e serviços devem cumprir, para que possam ser acessados, utilizados e desfrutados de forma natural, cômoda, segura e eficiente por todas as pessoas com a maior autonomia possível. A acessibilidade constitui um direito que beneficia a todos, principalmente as pessoas com diversidade funcional.

Os conteúdos apresentados são o resultado de quatro tarefas, que compreenderam uma pesquisa sobre o tema da microacessibilidade, o desenvolvimento de uma biblioteca de soluções e a elaboração de um projeto piloto para uma área de ocupação irregular na cidade de São Paulo. O documento é destinado à aplicação em projetos de planejamento e desenho urbanos, vinculados a planos de mobilidade, eixos de transporte público, entornos de equipamentos de interesse coletivo (unidades de saúde, escolas, centros comerciais e de serviços) e bairros residenciais, considerando os cenários urbanos da cidade de São Paulo.

+INFORMAÇÕES
Nome : Biblioteca de Microacessibilidade Banco Mundial
Equipe +1 : Ana Maciel + Tiago Brito + Luis Milan + Antonio Carlos Munhoz + Rafael Letizio + Vivian Siqueira + Laila Dell’Antonia + Pedro Augustin + Ana Luiza Vargas + Marilia Neves + Rodrigo Argenton
Cliente : Banco Mundial |Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito de São Paulo (SMT)
Local : São Paulo – SP
Data : 2023

Font Resize