logo-horizontal

Bebeteca – Crato

A Bebeteca é um ambiente de estar e acolhimento coletivo, pensado para crianças de 0 a 3 anos e cuidadores. Funciona como uma ferramenta importante para relações, explorações e encontros. Próprio para equipamentos e espaços físicos que já tenham alguma interação com o público da primeira infância, pode assumir formatos diversos a depender do território ou equipamento onde se encontram.

Projetado com inspiração na abordagem Pikler, criada pela pediatra Húngara Emmi Pikler (1902-1984), o ambiente é composto por mobiliário, objetos e comunicação visual onde o bebê vai sentir-se seguro e estimulado a explorar o espaço com liberdade e autonomia. O móvel, adequado para a sua escala, traz desafios de equilíbrio com rampas e desníveis, aguça a curiosidade com nichos e aberturas e gera estímulos à atividade motora. Os cuidadores, por sua vez, vão encontrar um ambiente agradável para estar junto ao bebê participando nas atividades ou apenas o observando.

O Projeto Piloto foi desenvolvido em Crato (CE) em 2022 e, desde então, circula por vários espaços públicos. Nas fotos ao lado, temos a Bebeteca implantada na Praça da Sé e na CEI Alto da Penha.

No link abaixo, acesse o guia para implementação:

https://urban95.org.br/wp-content/uploads/2023/12/BRA_Crato_GuiaBebeteca_R01_V09.pdf

+INFORMAÇÕES
Nome : Bebeteca
Concepção: Estúdio E+1 + Onírica Urbe
Equipe +1 : Ana Maciel + Luis Milan + Tiago Brito + Rafael Letizio + Tatiane Morais + Vivian Siqueira + Ana Luiza Gnaspini Monteiro
Cliente : Prefeitura de Fortaleza
Apoio:  Fundação Bernard Van Leer
Local : Crato – CE
Data : 2023

Font Resize