logo-horizontal
Perspectiva ilustrativa da praça, com um grande plano vermelho que se estende até o fundo da imagem, onde observamos edifício históricos e um edifício novo com arquitetura arrojada. À esquerda do plano vermelho à uma área verde com pessoas em momento de lazer, à direita há diversas bancas de comércio de rua, onde pessoas circulam e fazem compras. Um menino corre feliz no primeiro plano, o céu está limpo e ensolarado. Mapa das quadras ao redor da área de intervenção, no qual as ruas do entorno convergem para a praça, que tem formato de meia lua. O desenho da praça lembra um sol nascente. Perspectiva isométrica que mostra uma vista aérea da proposta para a praça. Vemos blocos brancos no entorno e o vazio entre eles, que conforma a praça. Ela tem grandes áreas verdes, áreas pavimentadas junto aos prédios e um grande plano vermelho que atravessa a área central, ligando duas vias principais. Perspectiva ilustrativa da lateral oeste da praça. Em primeiro plano o observador está parte alta da praça, que tem piso vermelho. Vemos na lateral uma escadaria em forma de arquibancada, que dá acesso à estação de metrô, há algumas árvores e uma área gramada na lateral, ao fundo vemos alguns prédios históricos. Pessoas circulam pelo local e algumas fazem um protesto segurando cartazes. Sequência de dois cortes esquemáticos que mostram os diversos níveis da praça. São três níveis subterrâneos com metrô e circulação de pedestres. O primeiro corte mostra a situação atual, na qual todos os níveis estão enterrados e não se vê do nível da praça o que há na parte de baixo. O segundo mostra a proposta de projeto que faz aberturas no piso térreo e expõe parte do subterrâneo da praça. Perspectiva noturna aérea da praça. Todas as quadras ao redor estão escuras, apenas a praça está iluminada, vemos as fachadas de todos os prédios ao seu redor que formam uma meia lua, o desenho do piso está destacado, vemos as áreas verdes e a grande passagem com piso vermelho ao centro.

Piensa Sol

Acreditamos que aflorar as características intrínsecas do espaço é a melhor estratégia para promover sua melhoria. Indo além do simples redesenho e partindo para uma análise da sua real vocação. Com desse pressuposto, buscamos construir um ambiente que retoma características e virtudes da Praça, através de uma nova perspectiva adequada à realidade da cidade e suas novas dinâmicas.

O grande desafio a ser vencido no projeto foi a combinação da aptidão da praça como local de passagem, marcada pelo cruzamento de fluxos, dinâmica e inquietude, com as características que se espera de uma praça cívica, de um espaço de contemplação, estar e convívio.

Desnudar la plaza!

+INFORMAÇÕES
Título : Desnudar Sol
Equipe +1 : Tiago Brito + Luis Milan
Promoção : COAM
Local : Madrid – Espanha
Data : 2014