logo-horizontal
Na imagem é ilustrada uma maçã comida comparada à uma lâmpada acesa através de um símbolo de igual, indicando que resíduos orgânicos podem ser transformados em energia. O fundo da imagem é de cor azul vibrante. Infográfico ilustrativo de um sistema de coleta e tratamento de resíduos orgânicos. Uma forma amebóide esverdeada representa um ciclo que conecta residências a uma central de tratamento e à rede de energia. Sobreposta à imagem há uma figura feminina caminhando em direção à unidade de tratamento com um saco de lixo na mão e uma figura masculina retornando com cifrões ao seu redor. Foto montagem com desenhos feitos a mão que mostram diversos buracos no chão, nos quais existem resíduos de diversas espécies, como papel, vidro, orgânicos e uma cidade em tamanho reduzido. O fundo da imagem é azul vibrante. Sobrepostas a imagem temos fotos de três crianças que observam os buracos e seus conteúdos.

What Design Can Do? 

Esta ideia baseia-se na implantação de centrais de tratamento de resíduos orgânicos, em locais de despejo de lixo, com a finalidade de produzir energia elétrica. A lógica de produção tem como ponto inicial a separação e o correto destino dos resíduos pela população, através de um processo de educação, visto que a separação dos resíduos recicláveis é mais comum, mas a separação do material não reciclável entre orgânico e inorgânico dificilmente ocorre. O sistema proposto é composto por um local de tratamento dos resíduos orgânicos, através do aproveitamento do biogás gerado pelo lixo. Estas estações de coleta de lixo orgânico produzirão energia elétrica de forma limpa por meio de células a combustível do tipo SOFC, que são dispositivos que convertem diretamente a energia química de um combustível, sem que se utilize nem um tipo de combustão. Em média, são produzidos 50 mil litros de metano por tonelada de lixo orgânico, o que possibilitaria produzir cerca de 10 kW de energia elétrica em uma hora por milhar de pessoas, considerando a produção de 300 quilos de lixo por pessoa por ano na Cidade do México.

Os principais benefícios do sistema são: a transferência de créditos de energia, para abatimento em conta, para as pessoas que levarem os resíduos até as estações; a requalificação dos espaços de descarte do lixo, com a implantação de equipamento público; a produção de adubo orgânico como utilização total do lixo orgânico; contribuição para a rede de energia elétrica da cidade.

+INFORMAÇÕES

Concurso : What Design Can Do!
Equipe +1 : Ana Maciel + Tiago Brito + Luis Milan + Henrique Reis + Marcelo Azarias +
Parceiros : Dr. Vinícius Andrea (Físico)
Promoção : IKEA Foundation & partners
Local : Novo México – MEX
Data : 2019