APRESENTAÇÃO

A região da Água Branca e Barra Funda foi, em 2004, objeto de concurso para a criação de um Bairro Novo. Nesse momento estamos diante de mais um desafio na mesma região, que apresentamos aqui: o Estudo Preliminar para o Plano de Urbanização do subsetor A1.

Diante da primeira experiência e empenhados neste novo desafio, algumas dezenas de questionamentos surgiram, entretanto, a investigação principal baseou-se em procurar entender a dinâmica histórico-espacial dessa região, com o intuito de compreender o território em estudo e assim, encontrar as soluções que buscamos para um Novo Bairro em tão ousado concurso.

 

CONCEITUAÇÃO

De fato, percebe-se através deste concurso a intenção primeira de buscar um novo território, onde a interação entre a população e a cidade seja protagonista desta transformação e promova, através de um desenho urbano, maior sentido público e coletivo, buscando as relações de proximidade de um bairro e a valorização de seus elementos de paisagem natural, o Rio, os Córregos, as Áreas Verdes.