logo-horizontal

Ensaios Urbanos

A proposta para a reordenação da área compreendida pelo eixo do Expresso Tiradentes, que agrega setores dos bairros da Móoca e Ipiranga, tem como ponto de discussão principal o conceito de uma cidade mais compacta, privilegiando o acesso irrestrito do cidadão ao seu lugar de forma imparcial e reforçando as potencialidades da área, como seus aspectos ambientais, históricos e culturais.
A região escolhida como área de estudo tem abundância em infraestruturas básicas necessárias à população, se considerados os bairros que as compõem e rodeiam. Mooca e Ipiranga, por exemplo, estão entre as subprefeituras que mais oferecem empregos na cidade de São Paulo.
A relação com o rio Tamanduateí, que hoje se estabelece apenas pelo traçado das suas marginais, a Avenida do Estado, também não possui tratamento adequado diante de uma relação entre cidade e rio que pode trazer diversos benefícios em termos de qualidade de vida à população da área. O rio se apresenta como potencial de guia para o desenvolvimento de um sistema de áreas verdes na região.
Neste sentido, as cidades contemporâneas exigem uma sobreposição de atividades que permitam que os deslocamentos sejam menores e mais agradáveis, além de garantir mais e melhores oportunidades à grande população da cidade. A proposta, portanto, busca uma cidade diversificada e mista, com garantias de áreas verdes e espaços públicos úteis, além de previsões de alta densidade de usos heterogêneos em uma região com potencial para uma dinâmica diferenciada.

+INFORMAÇÕES
Título : Ensaios Urbanos
Equipe +1 : Ana Maciel +  Luis Milan + Tiago Brito +
Promoção : Prefeitura de São Paulo
Local : São Paulo – SP
Data : 2014