logo-horizontal

Recife Porto Digital – Recife/PE

As cidades são um conjunto de extratos que refletem acontecimentos sociais, econômicos, culturais e históricos. Sobrepor mais camadas que respeitem as já existentes, promovendo melhorias espaciais e sociais, contribui para a sustentabilidade urbana e arquitetônica.
Diante do caos urbano atual, aceitar a configuração urbana imposta e acrescentar novas intervenções pontuais que permitam uma transformação gradativa, é uma solução eficiente, de baixo custo e que não causa transtornos aos habitantes.
Neste sentido, aplica-se o conceito de resiliência, o qual reexamina a maneira de pensar sobre o sistema urbano e seus distúrbios. Aplicando à cidade, pode ser definida como a capacidade de um sistema de absorver perturbações urbanas e recuperar suas funções após o distúrbio. Portanto, o conceito operacional implicaria na necessidade de adaptar o funcionamento do sistema urbano com seus componentes já existentes para potenciais interrupções, visando reconstruir o sistema urbano.
Assim, o conceito de resiliência aplicado para a cidade parece encontrar traduções operacionais, especialmente para serviços urbanos, que também atendam aos objetivos de sustentabilidade.

 

+INFORMAÇÕES
Name : Recife Porto Digital
Equipe +1 : Ana Maciel
Parceiros : Felipe Lopez de Paula + Maira de Camargo Barros + Daniel Rocha
Cliente :Governo do Estado Pernambuco | PortoDigital | Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações de Comunicações | Governo Federal
Local : Recife – PE
Data : 2016