logo-horizontal

Concurso Nacional de Ideias Parque do Cocó

Menção Honrosa

A proposta de projeto que aqui se apresenta está fundamentada no reconhecimento das condições de existência do Parque Estadual do Cocó e de suas relações com a cidade de Fortaleza e sua região metropolitana. Elemento de grande impacto nas diversas escalas urbanas e ambientais, o Parque tem enorme potencial de articular o tecido urbano fortalezense, através da valorização e do usufruto das suas características naturais e do fortalecimento das suas relações com os sistemas de transporte, habitação, turismo e de economias locais.
Diante deste cenário, partimos da premissa que o parque atualmente encontra-se escondido e que é necessário desvendá-lo. Buscamos, portanto, descobrir o Parque do Cocó aproveitando e potencializando os recursos e cenários que ele oferece, através da instituição de relações de harmonia entre meio natural, meio urbano e toda a população, sem que fosse necessária a criação de cenas extensamente construídas.
A ideia central, portanto, desta proposta parte de dois pontos: o Parque do Cocó deve se tornar visível e acessível e, dada sua dimensão, o parque deve ser naturalmente heterogêneo.
O projeto apresentado não é conclusivo, ele abre possibilidades e ideias voltadas à questão de interesse para toda a região de fortaleza em diversas disciplinas.
O projeto abre a questão: quem é o Cocó?

+INFORMAÇÕES
Título : Concurso Nacional de Ideias Parque do Cocó
Equipe +1 : Ana Maciel + Tiago Brito + Luis Milan
Parceiros : Gabi Tamari + Ruth Cuiá + Clévio Rabelo + Carolina Leonelli + Ana Luíza Gnaspini
Promoção : Governo Do Estado do Ceará | COCÓ Parque Estadual
Local : Fortaleza – Ceará
Data : 2017