logo-horizontal

Parque Central Sul e Águas Claras

O grande desafio deste projeto foi à busca pela integração entre os parques Central e Sul, que compõem a área designada entendendo-os como um espaço único. O principal objetivo, então, foi a criação de um único parque que ofereça lazer e entretenimento a toda a região, além de trazer bem estar e segurança aos moradores locais.
Surgiram três questões que nortearam o desenvolvimento da proposta: Quais as conexões possíveis com o entorno? Como promover relações internas que unifiquem o território, tão fragmentado? Como o parque se insere na vida cotidiana do espaço urbano? Para a solução destas questões, o partido principal adotado foi a criação de um trajeto principal que se conecta de maneiras diversas com as situações do entorno, que percorre todas as quadras que compõem a área e que cria setores que promovem o acolhimento da vida local.
A delimitação do caminho principal baseou-se no reconhecimento dos fluxos não motorizados, buscando facilitar a circulação dos transeuntes e criar um circuito com unidade, buscando-se oferecer uma transição harmoniosa entre as construções existentes e o meio vegetado, a partir da criação de espaços que denominamos bordas.
Todas estas premissas iniciais, fruto da análise da área proposta para projeto, buscando identificar suas potencialidades, somaram-se ao desejo de criar um equipamento público de qualidade, interessante, que estimule as relações interpessoais, transforme a paisagem local, hoje bastante inóspita e, ainda, traga bem estar e lazer aos moradores dos arredores.

+INFORMAÇÕES
Título : Parque Central e Sul de Águas Claras
Equipe +1 : Ana Maciel + Tiago Brito + Luis Milan
Parceiros : Maíra de Camargo Barros
Promoção: Terracap
Local : Brasília – DF
Data : 2015