logo-horizontal
Foto do viaduto na Av Sumaré em São Paulo. No centro da imagem os ônibus fretados sobre o viaduto são destacados com um grande círculo rosa. A imagem oferece uma visão ampla da avenida, na qual podem ser observadas as vias, as árvores nos canteiros laterais e os prédios altos ao fundo. Fotomontagem dos pontos de parada dos ônibus fretados. Duas fotos similares que mostram a fila de pessoas esperando para embarcar nos ônibus são alocadas de modo espelhado causando uma ilusão de óptica, alinhadas pelo piso tátil direcional localizado no meio da calçada. Na foto superior uma figura masculina corre para pegar o ônibus. Cena do desenho animado futurista os Jetsons. Na imagem observamos um congestionamento de naves espaciais particulares. Foto da área de direção do ônibus fretado. Na imagem observamos o motorista visto de cima. O motorista veste camisa social branca, calça social cinza, gravata e um relógio prateado. O banco parece confortável, coberto por um pano azul.

Fretados – Conforto Disciplinado

Pesquisa realizada para o Instituto Cidade em Movimento (IVM), dentro da pesquisa sobre “Hiperlugares Móveis“, composto por relatório técnico e vídeo documentário, disponível aqui.

Em um mundo cada vez mais urbanizado e tecnológico, no qual se mover e se conectar com outros espaços é cada vez mais comum, as metrópoles globais reinventam cenários espaciais por meio da mobilidade, os lugares de fluxo.
A necessidade de se deslocar e, em paralelo, executar diversas atividades é uma resposta imediata aos grandes deslocamentos cotidianos que acontecem nos grandes centros urbanos, como no caso de São Paulo, cidade em que trabalho e moradia acontecem de maneira concentrada em polos muito distantes.
A fim de analisar e compreender esses novos “lugares”, o estudo desenvolvido neste projeto tem como objeto um sistema de transporte conhecido como “Fretado”. Composto por linhas de ônibus coletivas e privadas, os fretados permitem conexões metropolitanas entre moradia, trabalho e estudos.

 

+INFORMAÇÕES
Título : Fretados – Conforto Disciplinado
Equipe +1 : Ana Maciel + Tiago Brito + Luis Milan
Parceiro: Bruno Andrade
Cliente: IVM – Instituto Cidade em Movimento
Local : São Paulo – SP
Data : 2017