logo-horizontal
Perspectiva ilustrativa realista da proposta do projeto. Na imagem observamos construções de madeira e com áreas abertas. Duas delas são edifícios térreos, com formato simples, como portais. O terceiro edifício é mais alto, com dois pavimentos, e tem uma fachada chanfrada que configura uma arquibancada. Observamos uma área ampla, com um grande banco amarelo e pisos drenantes com muita vegetação. No centro da imagem três crianças brincam com uma pipa, enquanto um homem descansa deitado no banco e uma mulher molha os pés na água. Perspectiva isométrica das edificações, que mostra as relações de espaços livre, a orientação solar e a direção dos ventos. O objetivo da imagem é mostrar como a edificação foi pensada para trabalhar em conjunto com estes fatores. Corte técnico de uma das edificações menores, que demonstra como a edificação é ventilada naturalmente pela suas laterais. Corte técnico de uma das edificações menores, que demonstra como a edificação é ventilada naturalmente pela sua lateral e pela cobertura. Gráfico esquemático dos sistemas de energia das edificações. Representada pela cor amarela, mostra como a energia solar é captada por placas solares e é direcionada para equipamentos de iluminação e de aquecimento de água. Gráfico esquemático dos sistemas de água das edificações. Representada pela cor azul, mostra como a água da chuva é captada, armazenada e utilizada para banheiros e irrigação, as águas cinzas são tratadas em sistemas naturais. Gráfico esquemático dos sistemas de compostagem das edificações. Representada pela cor verde, mostra como resíduos orgânicos serão coletados e compostados, gerando adubo orgânico. Desenho técnico de implantação da edificação. No desenho, as edificações estão locadas em forma de L, rodeadas por grandes áreas verdes.

Casa da Sustentabilidade Parque Taquaral

CASA e SUSTENTABILIDADE são conceitos que foram repensados na elaboração deste projeto. A relação entre eles também. A interpretação de cada um depende das bases que se toma para entendê-los e construí-los. Os questionamentos que rodeiam o projeto se baseiam na necessidade de entendimento desses dois conceitos e da possibilidade de contribuir para o enriquecimento da discussão sobre como cada um deles deve ser encarado. No mundo de hoje, a casa como espaço da unidade ou da coletividade? A sustentabilidade como algo inovador ou natural?
Partindo dos conceitos “Triple Bottom Line” de John Elkington, que tem a sustentabilidade resumida em “PESSOA, PLANETA, LUCRO”, e no “Green Building Challenge ™”, com suas “SEIS PÉTALAS TEMÁTICAS”, definiu-se um partido para o Projeto da Casa da Sustentabilidade que consiste na soma de três novos conceitos que se relacionam entre si e que colaboram com a definição do projeto arquitetônico e paisagístico da Casa da Sustentabilidade, sustentando a sua construção: SIMPLICIDADE, DURABILIDADE E SENSIBILIDADE.

 

+INFORMAÇÕES
Nome : Casa da Sustentabilidade Parque Taquaral
Equipe +1 : Ana Maciel + Tiago Brito + Luis Milan
Parceiros :  Ana Luiza Gnaspini + Sarah Nunes + Deborah Sandes + Ana Paula Felippe + Reem Nabwabi Habib + Lais Amorin
Promoção : Prefeitura Municipal de Campinas
Local : Campinas – SP
Data : 2016