logo-horizontal
Perspectiva ilustrativa da intervenção que conta com dois edifícios de gasômetros abandonados. Em primeiro plano há uma piscina com várias pessoas nadando e pulando, na sequência vemos um gasômetro coberto por vegetação e ao fundo um segundo gasômetro, revestido com formas arrojadas que lembram ataduras. Há uma árvore ao fundo que ultrapassa os limites da imagem. A cena tem tons frios estilizados, não fazendo referência às cores e texturas da realidade. Foto aérea da cidade de Londres em tons azulados na qual são marcadas, em amarelo, as áreas de brownfields e, em vermelho, os gasômetros. Estes se concentram nas margens do rio, que corta a cidade. Infográfico conceitual que ilustra a distribuição dos gasômetros pela cidade e como a intervenção pontual pode movimentar os arredores. Na imagem, uma tela quadriculada é distorcida nos arredores dos pontos rosas que representam os gasômetros. Sequência de quatro infográficos conceituais que ilustram possibilidades de atuação nos arredores dos gasômetros. São apresentadas em círculos com traços simplificados e as atividades de cada um são representadas por pictogramas. No primeiro, temos predomínio de áreas verdes e residenciais, no segundo áreas verdes, ciclovia e áreas residenciais, no terceiro ciclovia, transporte público e equipamentos e no quarto transporte público, áreas verdes e equipamentos. Imagem ilustrativa que mostra um resumo da proposta de projeto. O desenho, em linhas pretas, tem diversas cenas e personagens que representam os sistemas de descontaminação, tratamento de água e aproveitamento de energia solar, além de pessoas nas dinâmicas propostas, utilizando as piscina, andando de bicicleta e passeando. A imagem tem traços de charge, é jovem e irreverente.

Brownfields Londres

Estudar e atuar nos Brownfields de Londres requer compreender a importância dessas áreas dentro de dois contextos complementares: histórico e metropolitano. Histórico por revelar a lógica e dinâmica destes espaços no decorrer do tempo e metropolitano como forma de entender a potencialidade não desenvolvida ou obsoleta dessas áreas no cenário atual.
Pela sua distribuição estratégica no território e pela sua característica original de fornecedor de energia para a construção da cidade, foram escolhidos os gasômetros como áreas de estudo na implantação de novos sistemas sociais, econômicos e ambientais. Coma reativação dessas áreas, pretende-se estabelecer novos metabolismos que focam-na qualidade e na eficiência do consumo e geração das energias necessárias para o desenvolvimento urbano.

+INFORMAÇÕES
Título : Bronwfields Londres
Equipe +1 : Ana Maciel + Tiago Brito + Luis Milan
Parceiros : Ana Luiza
Promoção : Royal Academy of Arts
Local : Londres – UK
Data : 2015