logo-horizontal
Perspectiva ilustrativa do terraço da biblioteca. Na imagem observamos uma figura em primeiro plano observando, a partir do terraço, os prédio da vizinhança. São prédios emblemáticos da paisagem de São Paulo, o céu tem nuvens e uma luz dramática. O terraço é todo em madeira e no canto há um pergolado sob o qual um grupo de pessoas conversa. Perspectiva ilustrativa da fachada proposta para a biblioteca, que mostra o acesso da biblioteca à esquerda, com um corredor bem aberto. Acima do acesso, temos varandas abertas. À direita vemos a fachada das salas de acervo, que são possuem brises verticais de madeira que são interrompidas alguns metros antes do chão da calçada e o seu desenho cria um efeito listrado vertical na fachada. Foto aérea da região da biblioteca em preto e branco, com montagem da área externa da biblioteca. À oeste, vemos o telhado da biblioteca e a calçada próxima a ela destacados em tons de marrom alaranjado. Sequência de cinco infográficos em 3D que mostram como a reforma da biblioteca foi concebida. No primeiro está representado o prédio atual, no segundo destacados em verde temos os elementos demolidos, que são algumas paredes e a fachada, no terceiro vemos o prédio sem os elementos demolidos, no quarto são apresentados os elementos que serão acrescentados, que são, basicamente, planos verticais representados na cor laranja, no quinto é apresentado o resultado final com a mescla do edifício sem os elementos demolidos e acrescido dos novos elementos. Corte em perspectiva 3D do edifício. Ele apresenta todos os níveis do edifício, que é composto um nível subterrâneo com áreas de convívio, o nível térreo, da calçada, no qual há áreas de circulação, nos pavimentos superiores vemos nove andares com usos de biblioteca, com acervo, salas de leitura, auditório. No topo do edifício há um grande pergolado. Na imagem são apresentadas duas elevações em desenho técnico das fachadas da biblioteca. O fundo dos desenhos é azul e as linhas brancas. O desenho é simples e destaca a verticalidade do edifício, com várias linhas verticais na fachada da calçada e algumas linhas horizontais, como varandas, na fachada dos fundos. Perspectiva ilustrativa das áreas de convívio da biblioteca. O pé direito do local é bem alto e vemos prateleiras e pilares que vão do piso ao teto, há uma escultura com 3 metros de altura de uma cabeça de uma deusa grega, o sol entra pelas janelas e o ambiente parece iluminado e agradável.

Biblioteca Direito USP _ Proposta I

O concurso traz como grande desafio a transformação do edifício “Anexo IV”, localizado na envoltória do Largo São Francisco, em uma unidade da Biblioteca da Faculdade de Direito da USP.
A proposta prevê demarcar a área de influência da Faculdade de Direito da USP através a uniformização da pavimentação das calçadas do Largo São Francisco e dos seus Anexos, formando uma unidade para o grupo de edifícios segregados no espaço urbano.
Ao trabalhar com renovações, a sustentabilidade das soluções arquitetônicas está diretamente ligada à forma como é feita a adaptação do edifício existente para a nova função. Além disso, renovar um edifício situado em uma área com infraestrutura urbana consolidada já caracteriza por si só uma iniciativa sustentável que minimiza os impactos da implantação de um novo projeto.

 

+INFORMAÇÕES
Título : Biblioteca Direito USP Proposta I
Equipe +1 : Tiago Brito + Luis Milan
Parceiros : Jessica Valejo Franco
Cliente : Fundação Arcadas
Local : São Paulo – SP
Data : 2013